Bosque Municipal E Econcentro – Cornélio Procópio

O Bosque Municipal “Manoel Júlio de Almeida” criado em 1967, fazia parte da Mata Estacional Semidecidual que ocupava toda a região Norte do Paraná.

Com área de 9,8 ha de mata preservada, está localizado no perímetro urbano de Cornélio Procópio (c. 2311’S 5038’W; c 650m s.n.m.).

A floresta apresenta altura média de aproximadamente 25m, havendo árvores emergentes que atingem em torno de 35m.

Um estudo revelou a presença de 70 espécies arbóreas (pertencentes a 35 famílias botânicas). As espécies mais características são o pau d’álho, sangueiro, peroba, pau-jacaré, canela, imbuia, tapiá, guaritá, canjerana, coração de negro, cedro, figueira, marfim e epífitas (bromélias e orquídeas).

Dentro das espécies da fauna podemos encontrar o jacuguaçu, gavião civil, maracanã, caxinguelê, murucututu, beija-flor-rabo-tesoura, cobras e lagartos.

O Bosque é um instrumento de educação para que a preservação e manutenção da vida sejam realizadas dentro dos princípios conservacionistas.

Em 1995, foi criado o ECOCENTRO, onde o Grupo Ecológico “Vida Verde” desenvolve atividades de educação Ambiental (passeios, artesanato, palestras, teatros, cursos, exposições e seminários). No interior do ECOCENTRO, vitrines de aprendizado dividem espaço com árvores nativas.

Possui infra estrutura para passeios, lazer, exercícios físicos, distração ou estudos de fauna e flora.

Horários:
7:00 às 17:00
Localização:
Parque das Indústrias-I

Fechar Menu